quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bolo aniversário

Parabens para mim! Ontem foi o meu aniversário.Mas já estou arrependida de ter tirado esta foto de tão perto e com velas. Mas pronto, não se pode esconder a idade!

Fiz um Bolo de chocolate que tirei a receita do blog Mesa para 4 e recheei e cobri com leite condensado com chocolate (aquelas latinhas que se encontram no supermercado, da Nestle).

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Premio dardos

Este ´prémio foi-me atribuido pela Pepermint o qual eu agradeço. Não é o primeiro que recebo mas é o primeiro que reclamo. O outro miminho foi-me atribuido pela Piteca a quem eu agradeço e peço desculpas de não ter reclamado mas na altura não dominava a técnica. Desculpa e não te arrependas de me nomear mais vezes porque de certeza que os vou reclamar. Agradeço tambem a Pepermint pelo carinho. Reparei agora que a Chocogirl tb me presenteou com este miminho. Obrigada tb a ti. Beijinhos.

Regras:
:) colocar a imagem do selo no seu blog
:) linkar o blog pelo qual recebeu a indicação
:) nomear outros 15 blogs
:) informar os escolhidos

E estes são os escolhidos:

G de guloseimas
Mesa para 4
Água na boca
Receitas da Romy
O prazer dos sabores
A culinária da Missy
Receitas da patanisca
Delicias da Kini
Cozinha da risonha
Blog da Carla
Figo Lampo
Receitas da Piteca
Cozinhar com os anjos
Lugarzinho da Nani
Manjar de ideias doces

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Upside down cake

Esta receita foi-me dada por uns senhores ingleses muito simpáticos. Costumam acompanhar este bolo, acabado de fazer, com uma bola de gelado. Delicioso!

4 ovos
o mesmo peso dos ovos(com casca) em açucar
o mesmo peso dos ovos em manteiga
o mesmo peso dos ovos em farinha
ananás, nozes ou outros a gosto

Bate-se os ovos inteiros com o açucar, junta-se a manteiga amolecida ou derretida e por fim a farinha batendo tudo muito bem durante cerca de 5 minutos.

No fundo de um pirex untado com manteiga e polvilhado com açucar amarelo, dispõem-se as rodelas de ananás e as nozes a gosto. Vai ao forno a cozer em lforno médio. Vai-se verificando a cozedura com um palito. Quando este sair seco, está pronto. Vira-se o bolo sobre um prato, serve-se com uma bola de gelado e disfruta-se.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Bolo homem-aranha

Este foi o bolo de aniversário que fiz para o David.


O bolo é um pão-de-ló simples com recheio de pudim de baunilha Boca-doce e cobertura de chantilly.





sábado, 17 de janeiro de 2009

Natal e Passagem do Ano

Ok estou um pouco atrasadaem relação aos posts mas devagar,devagarinho chego lá. Estes foram os doces de Natal e Passagem de Ano.


Bolo-rei na Bimby retirado do blog G de guloseimas

Sonhos na Bimby


Bolo-pudim


Sobremesa de gelatinas






terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Reportagem aniversário Daniel

Estou atrasadissima nos posts das datas festvas mas eu sei que consigo recuperar, basta um tempinho. começo pela festinha de aniversário do meu pequenote que fez 1 aninho.

Ora aqui está o Bolo de Aniversário do bebé: a base de amendoa e gila, a parte superior de noz (delicia de nozes)
Torta de côco
Arroz doce, sempre feito pela minha mãe.




Pavé de chocolate branco que tirei do blog Mesa para 4



Pasteis de Tentúgal que tirei do forum Bimby4all




Lagarta que tambem tirei do forum Bimby4all





Brigadeiros e Raffaellos que tirei do blog La casita verde





E o bolo de gomas.






quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Brigadeiros

Esta Bimby não pára de me surpreender. Já tinha feito estas delícias no fogão mas e o tempo que demoram a mexer para não se pegar?! Na Bimby é um instantinho. Receita tirada do Livro Base.



Pizza de atum

Esta foi a pizza cuja massa foi feita pela minha nova ajudante. Confesso que não fazia mais pizzas porque me aborrece amassar e nunca me saíam bem Agora desde que a minha ajudante veio cá para casa já fiz duas vezes e nunca mais fui buscar à pizzaria. Fica óptima! Tirei a receita do Livro Base e depois foi só pôr tomate, queijo e atum.

Arroz doce

Aqui está outra "bimbice". O arroz dece nunca me ficou bom no fogão. Desde que tenho a Bimby já fiz duas vezes e fica sempre muito bom. A especialista em arroz doce é mesmo a minha mãe. Faz um arroz doce de comer e chorar por mais. Nas festas é a ela que lhje compete sempre essa tarefa. Esta receita tirei do Livro Base.




Bolo de cenoura divinal


A minha amiga Susana (Chocogirl) tem andado a insinuar que eu não ponho aqui nenhuma "bimbice". Pois esta não vai directamente para ela porque acho que bolo de cenoura não lhe interessa muito mas aqui fica a sugestão para que ela prove pois vai adorar. Não posso precisar de onde tirei porque este bolo circula por toda a net mas acho que foi de forum bimby. O próprio nome indica. É DIVINAL!!!!



3 cenouras grandes
2 chávenas de açúcar
1 chavena de óleo
4 ovos
2 chávenas de farinha
1 colher de fermento
Colocar as cenouras descascadas e partidas em pedaços, no copo da Bimby e programar 10 segundos, vel. 5-7-9.
Adicionar o açucar, o óleo e os ovos e programar 4 minutos, vel. 3.
Fianlmente, colocar no copo a farinha e o fermento e programar 20 segundos, vel. 3.
Coloca-se numa forma untada e polvilhada e vai ao forno a 180º. Convém ir verificando pois não deve ficar muito seco.
Se for recheado e coberto com chocolate fica melhor ainda .... o sabor da cenoura com o chocolate é uma maravilha !!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Obrigada e Bimby

Muito obrigada a todas que têm deixado as vossas mensagens. Gosto de saber que gostam das coisas que eu faço porque é com muito gosto que as publico aqui. Cláudia, logo ponho aqui as receita de empadas quando tiver fotografia. E, já agora, aproveito para comunicar que a partir de agora tambem vou por receitas da Bimby pois já tenho uma. Aquilo é um espectáculo! Só no sábado até as 11h fiz: areias, brigadeiros, quindins e uma limonada. À tarde fiz arroz doce. Facilita-nos muito a vida.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Bolo zebra




Este é o Bolo zebra. É muito bom, parece mármore. Tirei a receita de Belinha Gulosa.
Por coma coloquei um stencil para bolos e polvilhei com açucar em pó e canela.

Pudim de côco

8 ovos
100 g açucar
100 g côco
1 lata de leite condensado
2 latas de leite normal
raspa de limão

Bate-se tudo por esta ordem. Vai ao forno a cozer em banho-maria numa forma barrada com caramelo liquido.

Tarte de frango, camarão e bechamel

Esta tarte é tão boa que quando a faço desaparece num instante.


400 g bechamel
massa quebrada
250 g camarão cozido e aos bocadinhos
250 g frango cozido desfiado
1/2 cebola picada
3 ovos
sal e pimenta

Forre a forma de tarte de fundo amovivel com a massa. Misture o frango, o camarão, a cebola e o bechamel. Tempere com sal e pimenta. Bata as gemas e misture ao preparado anterior. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente ao preparado. Deite na forma e leve ao forno pre-aquecido (200º) cerca de 25 a 30 minutos ou até que esteja dourada.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bacalhau com natas

Cá em casa só eu é que gosto de bacalhau com natas. Felizmente faço muitos jantares de familia e amigos e aí aproveito para fazer esta receita. Antes dava muito mais trabalho. Fritava as batatas, fazia o bechamel... Agora náo temos muito tempo e faço assim. Fica muito bom tambem.

1 cuvette de bacalhau desfiado
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 embalagem pequena de batata palha frita
1 pacote de bechamel
1 pacote de natas
Queijo mozarella ralado

Faz-se um refogado com um pouco de azeite, a cebola e o alho. Quando a cebola e o alho estiverem fritos, junta-se o bacalhau desfiado aos bocadinhos pequeninos. Acrescenta-se o bechamel e as natas e deixa-se levantar fervura. Tem que ficar líquido para humedecer as batatas. Entretanto passa-se as batatas fritas por água para tirar o excesso de sal. Num tabuleiro póe-se um pouco da mistura do bacalhau, por cima as batatas e por cima o resto do bacalhau. Finalmente polvilha-se com queijo ralado. Leva-se ao forno até dourar por cima.

Carne de porco com ameijoas

Gosto muito deste prato.
500 g ameijoas
1 Kg de carne de porco (lombinho e entrecosto)
alhos
azeite
coentros

Frita-se a carne com o azeite depois de temperada com um pouco de sal. Depois de frita a carne acrescentam-se os alhos e deixa-se fritar. Por fim deitam-se as ameijoas até abrirem e os coentros.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Abóbora de chocolate (Halloween)

E isto é a abóbora por dentro! Deliciosa!














OK eu sei que estou atrasada mas tenho desculpa! Náo tenho tido net estes dias todos. Isto é mesmo viciante. Nem sabem como estava aflita de não poder pôr o que tenho andado a fazer. Mas aos poucos vou apanhando o ritmo.


Esta receita é a do bolo de chocolate que fiz na forma de silicone da Tupperware e depois de cozido aparei os lados. Cobri com pasta americana com corante. Se repararem vêem uma abobrinha mais pequenina ao lado da grande. Foi o meu filhote mais velho que fez. Ele adora estas coisas e no fim ainda disse que a minha não parecia nada uma abóbora e que a dele é que estava bonita. Realmente não tenho muito jeito para o desenho mas pronto, o que conta é a intenção, não é?


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Bolo colchão de noiva





Bolo de aniversário da mãe!

Fiz o Bolo colchão de noiva mas não estava muito confiante porque não levava quase farinha nenhuma mas afinal é óptimo! Todos adoraram.

6 ovos

250 g de açucar

100 g de fécula de batata

1 colher (sopa) de farinha

1 colher (chá) fermento em pó

sumo de limão

Batem-se as claras em castelo. Mistura-se o açucar e a farinha. Juntam-se as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão. Vai ao forno em forma untada e polvilhada.

Creme para barrar:

3 gemas

150 g de açucar

3 colheres (sopa) maisena

1 pacote de açucar baunilhado

1/2 l de leite

Põe-se o leite ao lume com a farinha maisena, deita-se o açucar e mexe-se bem. Quando o creme estiver espesso deitam-se as gemas e o açucar baunilhado, mexendo bem.C

Corta-se o bolo ao meio e recheia-se com o creme.

Por cima usei chantilly em pó com um pouco de corante vermelho e verde para fazer as flores.

Codornizes fritas em caldeirão de barro



6 codornizes cortadas em 4

azeite

alhos

sal

vinho branco



Num caldeirão de barro ponha o azeite e junte as codornizes temperadas com sal. Adicione um pouco de vinho branco e tape. Quando o vinho tiver evaporado junte os alhos inteiros com pela e deixe fritar mais um pouco. Se estiver a secar muito pode juntar mais um pouco de vinho mas tem que deixar evaporá-lo todo ou fica com um sabor muito acentuado a vinho. Acompanhe com batata frita ou arroz.

Bolo de iogurte

Faço muitas vezes este bolo cá em casa.

2 iogurtes
6 ovos
3 copos (de iogurte) de açucar
3 copos de farinha
1 copo de óleo
1 colher (chá) de fermento em pó

Juntam-se os iogurtes com o açucar. Acrescentam-se os ovos um a um. Junta-se o óleo mexendo bem. A seguir a farinha junto com o fermento, sem bater. Vai ao forno em forma untada e polvilhada. Eu fiz na de silicone.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Tarte de côco





Tarte deliciosa! Para quem gosta de côco.


125 g de côco ralado


5 ovos


375 g de açucar


1 chavena de água


Massa folhada



Leva-se ao lume o açucar com a água durante 3 minutos a ferver. Deixa-se arrefecer.


À parte misturam-se os ovos com o côco batendo bem. Junta-se a calda já fria.


Forra-se uma tarteira com a massa folhada e deita-se o recheio dentro. Vai ao forno a cozer.


Depois de cozida e fria polvilha-se com açucar em pó.



Bolo de natas e limão


Um bolinho muito gostoso! Foi tirado do blog da Sarita
5 ovos
1 chavena e meia de açucar
2 chavenas de farinha
1 pacote de natas
1 colher café de fermento em pó
raspa de limão
Batem-se os ovos com o açucar, junta-se o pacote de natas, a farinha com o fermento e a raspa de limão. Vai ao forno a cozer. Depois de cozido espalhei um glacé de limão por cima. (Misturei um pouco de açucar em pó com um pouco de sumo de limão)

Torta de claras



Nunca pensei que conseguisse fazer uma torta de claras!

8 claras

170 g açucar

400 g de doce de ovos

canela em pó

Bata as claras em castelo firme juntando o açucar aos poucos. Unte com manteiga e forre um tabuleiro. volte a untar o papel vegetal e polvilhe com açucar. Coloque o preparado e espalhe. Leve a cozer a 190º C durante 15 a 20 minutos.

Depoi de cozido desenforme para cima de uma folha de papel vegetal com açucar. barre com parte do doce de ovos. Enrole. Espalhe o resto do doce por cima da torta depois de fria. se quiser polvilhe com canela em pó.

Pavê de leite condensado e chocolate

Esta sobremesa vem publicada na Teleculinária Gold nº37

200 g de palitos La reine
1 pacote de pepitas de chocolate ou tablete de chocolate
1 lata de leite condensado
4 dl de leite
3 dl de natas
4 colheres de sopa de açucar
5 gemas
1 colher de sopa de maisena bem cheia
Misture as gemas com a farinha maisena e bata bem. Deite os leites num tacho. Leve ao lume e deixe ferver. Retire do lume, junte ao preparado das gemas mexendo sempre. Leve novamente ao lume e deixe engrossar ligeiramente. Ponha num pirex. ponha os palitos la reine demolhados num pouco de café por cima. Derreta as pepitas de chocolate (ou a tablete de culinária) no microondas ou em banho-maria. ponha numa tigela e deixe amornar. Bata as natas em chantilly com o açucar, junte o chocolate derretido e envolva cuidadosamente. Coloque este preparado por cima dos palitos.

Mousse de chocolate da Belinha

Esta mousse de chocolate retirei do blog da Belinha.
Realmente é muito boa. Está aprovada!

Derreter 200g de chocolate tablete com 1 colher de sopa de margarina. (eu levo ao microondas mexendo de vez em quando.É mais rápido) À parte bata 8 gemas com 8 colheres de sopa de açucar. Junte o chocolate às gemas. Bata as claras em castelo bem firme. Junte as claras à mistura anterior com muito cuidado. Leve ao frigorifico.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lasanha


Isto é o depois!

E isto é o antes de ir ao forno!

Dizem que a minha lasanha é muito boa. Eu realmente gosto muito dela e toda a gente cá em casa come e gosta.




Numa panela leve um pouco de azeite e junte 1 Kg de carne moida. Tape e deixe cozer um pouco mexendo de vez em quando. Quando estiver toda cozida acerscente então a sal, a polpa de tomate (1 pacote de 200ml) cebola, alho e tape novamente. Conforme vai secando vá acrecentando um pouco de vinho branco. Num tabuleiro ponha a carne no fundo, uma camada de placas de massa para lasanha, uma camada de bechamel, polvilhe com queijo ralado. Por cima ponha o resto da carne, outra camada de placas de massa, mais bechamel e novamente o queijo ralado. Vai ao forno para cozer.




Massada de bacalhau

Esta é muito fácil e saborosa. O mae marido adora e come sempre duas vezes.

Ferva um pouco de água com 2 folhas de louro. Desligue o lume e introduza 2 postas de bacalhau na água, tape a panela e deixe assim por uns minutos. Entretanto faça um refogado com um pouco de azeite, cebola, alho e polpa de tomate. Junte a água onde o bacalhau está e desfie o bacalhau e junte tambem.Acrescente tambem alguns camarões sem casca congelados. Quando a água ferver acrescente a massa e rectifique os temperos. Se gostar pode juntar um pouco de pimenta branca moida e um pouco de açafrão. Nesta receita usei isso tudo. No final quando a massa estiver quase cozida salpique com coentros.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Salame


400 g de bolacha maria
200 g chocolate em pó
4 ovos
6 c. (sopa) açucar
um pouco de margarina derretida
Trituram-se as bolachas. Mistura-se tudo e amassa-se. Enrola-se com açucar com a ajuda de papel vegetal. Deixa-se embrulhado. Vai ao frigorifico.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Doce da casa

O famoso doce da casa!

1 lata de leite condensado
1 lata de leite normal
3 ovos
bolacha maria
café adoçado a gosto
1 pacote de natas
4 colheres sopa de açucar

num tacho mistura-se o leite condensado com as gemas. Mistura-se bem e junta-se uma lata de leite normal usando a lata do leite condensado. Vai ao lume mexendo sempre até engrossar mas sem ferver. Põe-se num prato fundo. Molham-se as bolachas no café e põem-se por cima do creme. Deixa-se arrefecer. Entretanto batem-se as claras com 2 c. açucar. Bate-se as natas com 2 c. açucar. Juntam-se as natas batidas com as claras batidas e põ-se por cima das bolachas. Decora-se com chocolate granulado.

Cheesecake de limão

Para a base:
1 pacote de bolacha maria
manteiga derretida
Recheio:
2 pacotes natas
1 embalagem queijo philadelphia
1 lata de leite condensado
sumo e raspa de dois limões
6 folhas gelatina
Numa forma de fundo amovivel, forra-se o fundo com uma mistura de bolacha triturada e manteiga até que a bolacha fique humida. Vai ao frigorifico enquanto se prepara o recheio. Batem-se as natas, envolve-se o queijo previamente batido com o leite condensado e a raspa e o sumo dos limões. Por fim envolvem-se as folhas de gelatina demolhadas e dissolvidas num pouco de água ou leite. Para desenformar passa-se uma faca à volta do doce e abre-se o aro. Eu decorei este com gomas de amoras mas já tenho decorado outros com raspas de limão.

Alguns dos meus cozinhados

Estes são algumas das minhas "proezas" gastronómicas. Agora não vou por as receitas mas se alguem estiver interessado que me diga...

um bolinho para o dia da mãe. foi tudo feito desde o bolo aos profiteroles

Aniversário da mamã : bolinho gostoso

semifrio decorado com chantilly e frutas: sobremesa para a passagem do ano

bolinho de amêndoa e gila. Aniversário de 25 anos casamento do meu padrinho (um miminho para eles)

Dia da criança. O meu pequeno ficou radiante.

Sobremesa de gelatinas e natas para o aniversário do maridão. Ele adora esta.