sábado, 11 de abril de 2009

Folhado com doce de ovos

Este folhado é facílimo de fazer e delicioso de comer.


1 rolo de massa folhada rectangular do Lidl
Doce de ovos:
375 g açucar
1,5 dl água
6 gemas
2 ovos
Corte a massa folhada ao meio em 2 partes iguais. Leve-as ao forno num tabuleiro com o papel onde a massa vem envolta por baixo. Quando a massa estiver cozida retire.
Prepare o doce de ovos:
Leve ao lume o açucar com a água até obter ponto de pérola. (mais ou menos 3 minutos depois de começar a ferver). Retire a calda e deixe arrefecer um pouco. misture as gemas com os ovos e quando a calda estiver morna junte os ovos. Leve novamente ao lume até engrossar. Deixe arrefecer antes de usar. Numa das partes do folhado espalhe o doce de ovos. Sobreponha a outra calcando um pouco. Polvilhe com açucar em pó.

Folar a moda de Olhão

Folar de Olhão. Receita retirada do Forum Bimby. É sucesso garantido. Só tenho pena de me ter esquecido a tirar foto do interior.

Ingredientes:
1Kg de farinha
60 g de Fermento Padeiro ou 1 1/2 Saqueta de Fermipam
Sumo de 2 laranjas
50 gr de água
Sal
125g de banha
250 gr de Manteiga
1 cálice de aguardente
Açúcar e canela para polvilhar

Mistura-se 125 gr de manteiga, a banha, o sumo das laranjas, 1 cálice de aguardente, o fermento e algum sal. 1 Min. 37º Vel. 5
Junta-se a água e a farinha mistura-se 20 Seg. Vel. 6 e 2 Min. Vel. Espiga
Tiram-se bocados de massa do mesmo tamanho e fazem-se bolas, que se estendem com o rolo até ficarem circulares.
Barra-se muito bem cada círculo com manteiga derretida e polvilha-se com bastante açúcar e um pouco de canela.
Dentro de uma forma sobrepõem-se vários círculos uns por cima dos outrossempre barrando cada um.
Deixa-se levedar durante 1 hora a 50º no forno. No ultimo circulo polvilha-se abundantemente com açúcar e um pouco de canela.Vai a cozer cerca de 1h a 200º.



terça-feira, 7 de abril de 2009

Pão-de-ló de chocolate com morangos e chantilly

Bolo pão-de-ló de chocolate com chantilly e morangos

Bolo:
6 ovos
200 g açucar
110 g farinha
100 g de chocolate em pó

Bater as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado. Juntar a farinha alternando com as claras batidas em castelo. Adicionar o chocolate em pó mas sem bater. Untar uma forma e polvilhar com farinha. Levar ao forno a 180º e espetar com um palito para verificar a cozedura. Quando frio corta-se ao meio e barra-se com 1 pacote de natas batidas com 4 c. sopa de açucar. e morangos aos bocadinhos. Barra-se o bolo e decora-se com morangos.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Tarte cremosa

Esta é uma tarte deliciosa. Veio do blog da Isabel (cozinhar com os anjos).

Ingredientes:
-1 rolo de massa folhada de compra
-150 gr de açúcar
-6 ovos
-2 pacotes de natas
-150 gr de miolo de amêndoa moida em pó
-1 colher (sopa) de farinha maisena
-margarina para untar
Preparação:
Unte com a margarina a tarteira e forre-a com a massa folhada.Numa tigela, misture a farinha maisena com o miolo de amêndoas e o açúcar. Junte as natas, os ovos e bata bem. Deite o preparado na forma e leve ao forno aproximadamente 40 minutos a 180º.

Cataplana de tamboril

Numa das minhas visitas ao mercado do peixe fresco este tamboril olhou para mim.

1 tamboril fresco (mandei arranjar e cortar aos cubos)
tomate
pimento
cebola
batatas as rodelas
azeite
gambas (tambem eram frescas)
coentros

Numa cataplana faça uma camada de cebola, tomate e pimento, por cima ponha uma camada de peixe e uma de batatas e tempere com sal. Faça camadas alternadas até acabar.Por fim ponha as gambas e os coentros picados. Regue com azeite, feche a cataplana e leve ao lume até estar cozido.

Mini croissants com creme pasteleiro

Estes mini croissants são facilimos de fazer.





As fotos estão um pouco desfocadas mas não sei o que aconteceu.
Comprei uma base de massa folhada redonda e dididi-a em 16 triângulos. À pontinha pus o creme pasteleiro (mas tambem dá para por outras coisas(chocolate, marmelada etc.) e enrolar de fora para dentro para a parte mais estreita. Pincelar com ovo batido e levar ao forno até cozerem.

Cheesecake de morango e 10 mil visitas

Retirado do blog da Nani onde vou buscar muita da minha inspiração e principalmente receitinhas deliciosas. Aproveito esta receita deliciosa para agradecer as 10 mil visitas contabilizadas até hoje.


É uma coisa divinal, maravilhosa e se experimentarem, verão.
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
8 folhas de gelatina
200 grs de queijo philadelfia
1 pacote de bolacha maria
100 grs de margarina
doce de morango
Triture as bolachas e junte a margarina derretida, mexa bem e deite no fundo de uma tarteira. Leve ao frigorífico enquanto prepara o creme.Demolhe as folhas de gelatina e derreta em 1 dl de leite. Bata as natas em chantilly e reserve. Bata o queijo uns segundos com o leite condensado e junte as natas, adicione a gelatina derretida e deite sobre a base de bolacha.Leve ao frigorifíco para solidificar. Retire e espalhe por cima o doce de morango (eu pus a varinha mágica no doce um pouco para desfazer os morangos) leve de novo ao frigorífico e sirva bem fresco.

Gambas fritas

Trabalhosas mas deliciosas

1 Kg de gambas frescas
manteiga
alhos
paprika (eu pus Goya um pozinho vindo dos EUA)
sal
vinho branco

Descascar as gambas. Sei que parece dificil mas se as mergulharem em água a casca sai facilmente. Temperar com sal.Levar uma frigideira ao lume com manteiga e por as gambas. Fritá-las e juntar os alhos as rodelas, a paprika(eu ponho pouco só para dar cor) o vinho branco e deixar apurar.

Montanha russa

Obrigada Piteca! Esta receita é deliciosa.


Fácil e muito boa.
Eu fiz com
6 claras
100 g açucar
1/4 leite
1 c (sopa) maizena
2 gemas


Bata as claras em castelo e junte metade do açucar. Unte um recipiente de ir ao forno e deite as claras aos montinhos. Leve ao forno até alourar. Entretanto prepare o molho. Leve ao lume o restante açucar, com o leite,as gemas e a maizena, até engrossar. Deite por cima do doce quando estiver cozido. Sirva freco.

Selinho

Recebi este selo de duas amigas virtuais lindas! A Piteca e a Pepermint. Muito obrigada.

Aceito o selinho de boa vontade mas não o desafio porque o meu tempo é muito escasso. Mas obrigada na mesma.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Selinho Super chef

Este selinho foi-me atribuido há alguns dias pelo Ricardo. Muito obrigada e realmente gostava de ser mas não passo de uma aprendiz. Pela segunda vez foi-me atribuido pela Peppermint. Muito obrigada tambem a ela.

Aqui estao as Regras:
O vencedor poderá por o selo no seu blogue.
Se o fizer devera atribuir um link a pessoa que o nomeou.
Tera de nominar pelo menos 7 outros blogues.
ponha os links desses blogues no seu blogue por baixo do selo.
Deixe uma mensagem nos blogues nominados a dizer que os nominou.

terça-feira, 17 de março de 2009

Palmiers de canela

Palmiers de canela

Uma receita prática, fácil, gostosa.

1 embalagem de massa folhada (de preferência do Lidl)
canela e açucar

Abrir a massa folhada. Marcar o centro. Espalhar açucar e canela e dobrar da ponta até ao centro e do outro lado igual. Espalhar mais açucar e canela e dobrar novamente. Repetir a operação mais uma vez. Cortar rodelinhas e dispor num tabuleiro e vai ao forno.
Para mais pormenores sugiro que visitem o blog da Alegna pois ela explica tudo e se calhar melhor que eu.

sábado, 14 de março de 2009

Semifrio de morangos

Um semifrio de morangos bem fresquinho!

1 gelatina de morango
200 g morangos
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
5 folhas de gelatina(podem ser brancas ou vermelhas, eu usei vermelhas)

Faça a gelatina como indica no pacote. Corte metade dos morangos e disponha-os na gelatina. Leve ao frio para solidificar. Quando sólida retire. Bata os pacotes de natas, junte o leite condensado, o rwstodos morangos reduzidos a puré e por ultimo as folhas de gelatina demolhadas e derretidas. Deite o creme por cima da gelatina. Leve ao frigorifico para prender. Para desenformar, mergulhe a forma em água quente durante uns segundos e despegue dos lados da forma passando com uma faca.Vire para um prato e abane.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sobremesa da comadre S.

Sobremesa da comadre S. (que agora vai ser minha afilhada)
Eis aqui uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa que a minha comadre S. (não ponho o nome porque ainda não lhe pedi autorização) fez um dia destes que fomos lá jantar.

1 pudim flan ( do chinês)
uma camada de bolacha maria embebida no café
1 pacote de natas batidas em chantilly com 3 c. (sopa) de açucar
polvilhado com canela

Et voilá!

Troféu do amigo

Obrigada Elisabete do blog Kindin e o Sonho por este selinho. Li o blog do Nuno Miguel e acho que ele tem uma certa razão. Quando entregamos um selinho não devemos impor regras do nada pois o simples facto de estarmos a reconhecer aquele cantinho com um prémio é uma prova de amizade e que a pessoa aprecia o blog. Eu continuo a participar mas quando tem muitas condições não gosto muito. Sei que a pessoa que mos passa não deve ser a pessoa que inventou mas de alguem teve que partir.

"Estes blogs são extremamente charmosos e estes blogueiros têm o objectivo de se achar e de serem amigos e não de se auto-promover. Nossa esperança é que quando os laços desse troféu são cortados ainda mais amizades sejam propagadas.

Não passo a ninguem pois tinha que pesquisar quem ainda não tem mas penso que no geral toda a gente tenha. No entanto, se alguem que nao tenha passar por aqui pode levar.

Bolo de bolacha

E sai um bolinho de bolacha!
Bem eu queria mesmo experimentar era um bolo de bolacha daqueles com manteiga, mas tenho medo de experimentar. Enquanto isso vou fazendo estes que levam natas e café que com as natas eu me entendo.
Ingredientes:
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
café a gosto
bolacha Maria
café para demolhar as bolachas
6 folhas de gelatina

Bater as natas (na Bimby na velocidade 3 e meio atá ficarem espessas) Juntar o leite condensado, bater mais um pouco (Bimby, vel. 3 uns segundos). Fazer um café (dependendo do gosto, mais forte ou menos) e aquecer derretendo as folhas de gelatina demolhadas. Juntar nas natas e bater mais uns segundos. Usando um aro num prato faça camadas, primeiro de bolachas demolhadas no café e depois de creme até acabar com o creme. Decorar a gosto. Levar ao frio desenformar quando estiver bem sólido.

terça-feira, 3 de março de 2009

Folar Algarvio

Este é o folar algarvio. Delicioso!

Não é da minha autoria. Comprei-o no Domingo pois dá muito trabalho a fazer mas é muito bom Então Samma, é este?

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Semifrio de ananás com torta de chocolate

Este semifrio estava delicioso. E lindo!





Para este semifrio tive a inspirção dema outra receita, mas modfiquei algumas coisas. Peço desculpa a pessoa da outra receita mas agora nao me lembro quem é. Só lhe passei os olhos por cima.
Fiz assim
Fiz uma gelatina de ananás e pus numa forma. No fundo pus ainda rodelas de ananás e cerejinhas em calda.
Forrei as paredes da forma com torta de chocolate de compra, quando a gelatina solidificou.
Semifrio:
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
1 gelatina de ananás
1 lata de ananás
Fiz a gelatina, deixei arrefecer. Bati as natas, juntei o leite condensado e a gelatina já fria. Juntei o ananás aos bocadinhos. (podem utilizar apenas uma lata de ananás para toda a sobremesa. com o que sobra da decoração no fundo da forma fazem o semifrio.) Deitei dentro da forma. Levei ao frio até solidificar. e desenformei mergulhando a forma em água quente.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Salada de frutas com pinhões

Lá colorida é ela, esta saladinha de fruta.
Não sei se costumam utilizar mas eu gosto de pôr frutos secos na salada de fruta. Podem ser nozes. amendoas, pinhões (que é o caso). Se não conheciam aqui fica a ideia.

Creme brullé

Vou-vos contar um segredo schiiiiuuuu!


Este creme brullé comprei na Makro nuns pacotes iguais aos do leite. É só levar ao lume deitar num recipiente, espalhar açucar por cima e queimar. Facilimo! E fica muito bom.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bolo coração


FELIZ DIA DE S. VALENTIM mais conhecido por DIA DOS NAMORADOS









Acabei de fazer este coraçãozinho para festejar este dia. Agora não tenho tempo de por a receita mas é do bolo marmore da Susana do blog G de guloseimas e a cobertura de mousse de chocolate de pacote enfeitado com chocolate granulado e cerejas em calda. Prometo que depois mostro foto do interior e receita. Beijinhos.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tentação de caramelo

Esta receita encontrei-a no blog da Nani e posso dizer que é ÓÓÓÓPTIMA! Nem imaginam. Bem há quem imagine porque a provou. A pedido de muita gente aqui vai a receita. A minha cunhada E. fez o favor de fotografar.


Ingredientes
10 folhas de gelatina
5 dl de pudim de caramelo (tipo boca doce 2 embagens)
4 dl de natas
1 lata de leite condensado
Base
1 pacote de bolacha tipo maria triturada á qual se junta 100 grs margarina derretida.
Forrar fundo de tarteira com a bolacha e levar ao congelador.
Prepare o pudim consoante as instruções, junte 6 folhas de gelatina demolhada, mexa e adicione 1 dl de natas. Deixe arrefecer.Bata as restantes natas, junte o leite condensado e envolva bem, retire 2 colheres de (sopa) do preparado e leve com 4 folhas de gelatina já préviamente demolhadas em água fria ao lume para derreter.Jjunte ao restante leite condensado, mexa e verta na forma, leve novamente ao congelador para solidificar o creme.Retire novamente quando estiver solidificado e deite o preparado de caramelo, leve mais 1 hora ao congelador. Antes de servir desenforme e decore a gosto.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Arroz de pato

Gosto muito de arroz de pato e uma tarde destas sem saber o que fazer para jantar, percorri a arca e encontrei um quarto de uma ave que me pareceu ser pato e pensei logo: arrozinho de pato. Ora depois nessa mesma noite tive os meus compadres para jantar (J e S) e eles tambem gostam deste prato. Tudo muito bem, elogios ao arrozinho quando eu revelo o segredo que afinal o pato não era pato e sim uma galinha caseira. Enfim lá que estava bom, estava. Mas é assim que eu faço.
Cozo o pato em água temperada com sal e um pouco de cebola na panela de pressão. Deixo a cozer uma meia hora para ficar bem tenro. Desfio o pato. Na mesma água de cozedura do pato cozo o arroz. Não me perguntem quantidades que o arroz faço a olho, mas talvez 400g para esta quantidade de pato. Num tacho ponho um fio de azeite e deixo fritar um pouco de linguiça e depois junto o pato desfiado. Em seguida junto o arroz cozido e escorrido. Deixo cozinhar um pouco, deito num tabuleiro, disponho rodelinhas de chouriço por cima e forno com ele até ficar douradinho por cima. Acompanho com uma saladinha de alface e cenoura.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Pão com chouriço MFP

Que rico pãozinho com chouriço!. Eu não te disse Peppermint que tinha que experimentar esta?

Fiz com 500 g de farinha Nacional, pão caseiri e quando a máquina apitou introduzi os bocadinhos de chouriço.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Tarte três chocolates

Finalmente decidi fazer a tarte dos três chocolates. Divina, ótima, sucesso garantido numa festa.

Ingredientes:
1 pacote de bolachas
60 gr. de margarina
1 pouco de leite
150 g de chocolate negro
150 g de chocolate de leite
150 g de chocolate branco
125 g de açúcar
750 ml. de natas
750 ml. de leite
3 pacotes de cuajada
Para a base:
Trituram-se as bolachas com 3 pulsações de turbo e depois 30 segundos, vel.9.
Junta-se a margarina e o leite e mistura-se 5 minutos a 70º, velocidade 3.
Coloca-se numa forma desmontável e coloca-se no frigorífico para que endureça.
Para as camadas:
Coloca-se no copo da Bimby o chocolate negro, 75 gr. de açúcar, 250 ml. de leite, 250 ml. de natas e um pacote de cuajada.
Programa-se 7 minutos, 90º, velocidade 5. Coloca-se sobre a base de bolacha e volta-se a colocar no frigorifico.
Coloca-se no copo o chocolate de leite, 50 gr. de açúcar, 250 ml. de leite, 250 ml. de natas e um pacote de cuajada.
Programa-se 7 minutos, 90º, velocidade 5 e deita-se sobre a mistura negra.
Leva-se ao frigorifico.
Põe-se no copo o chocolate branco, 250 ml. de leite, 250 ml. de natas e um pacote de cuajada. Programa-se 7 minutos, 90º, velocidade 5 e coloca-se sobre a camada castanha. Deixa-se solidificar no frigorífico.
Decora-se a gosto. Eu usei chocolate granulado e bombons de chocolate negro e de leite.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Arroz de tamboril com camarão

Arrozinho delicia! Retirei a receita do blog Manjar de ideias doces da Nani.


1 kg de lombos de tamboril
25 camarões
1 cebola
1 dente de alho
2 caldos de marisco (não tinha mas ficou bom na mesma)
300 grs de arroz
50 grs de azeite
1/2 pimento
2 tomates (em vez de tomate pus meio pacotinho de polpa tomate)
700 grs de água (para fazer na bimby)
salsa picada ou coentros
2 colheres de sopa de creme de marisco (sopa tipo knorr ou maggi) (tb não tinha)
Coza o tamboril e o camarão em água temperada de sal e reserve. Fazer um refogado leve com o azeite, cebola, alho, pimento e tomate, depois de cozinhado, triture a misture. Acrescente água suficiente de cozer o peixe e leve ao lume, deixe levantar fervura, acrescente o arroz, a sopa de marisco, os caldos e mexa reduza para o mínimo e deixe cozer por 12 minutos. A 3 minutos do fim de cozedura, acrescente o peixe partido aos bocados e o camarão. Deixe acabar de cozinhar e polvilhe com salsa picada.
VERSÃO BIMBY
Deite no copo o camarão, o tamboril e 500 grs de água, programe 7 m. temp. 100º vel.colher inversa. Coe e reserve.Deite depois a cebola, alho, tomate, pimento e azeite, pique 8 seg. vel.5. Programe depois 7 m. temp. varoma, vel. 1.Junte depois a água reservada e acrescente mais até 700 grs., os caldos, a sopa de marisco, o arroz e programe 15 minutos temp. 100º, colher inversa. A cinco minutos do fim acrescente o peixe e o camarão, deixe acabar o tempo. Polvilhe com a salsa ou coentros picados.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bolo delicia de nozes

E este foi o meu verdadeiro bolo de aniversário. Desenhado, confeccionado, elaborado e decorado por mim e para mim. O bolo é o Delicia de nozes. É óptimo e acho que vou escolher sempre este bolo para festas. Não tirei foto ao interior mas prometo que para a próxima tiro e apresento.

310gr de açúcar
190gr de farinha
220gr de nozes moídas
2 colheres (chá) fermento
2 colheres (chá) de essência de baunilha(não usei)
1 pacote de natas
1 pitada de sal
3 ovos
Coloque as nozes no copo e durante 2 segundos na vel.4 depois mais 2 a 3 toques turbo, reservar.colocar o açúcar e os ovos no copo, programar 2 min. vel.4,5.adicionar a baunilha, o sal, e 100gr de farinha com fermento, programar 1,30 min. vel.5.à parte bater as natas bem batidas e juntar no copo da bimby, programar 30 seg. vel.1 colher inversa.juntar os restantes 90gr de farinha, programar 1 min. vel.3 colher inversa.juntar as nozes e mistura-las durante 30 seg. vel.3,5 colher inversa.unte e polvilhe uma forma de bolo inglês, coloque a massa e vai ao forno médio durante 35 a 40 minutos.
Esta receita é muito fácil de fazer do modo tradicional mas se alguem precisar de ajuda é só dizer.
Por cima deitei uma cobertura de glacé de açucar
1 clara
250g de acucar em pó
sumo de limão
Bater com a batedeira
A cobertura ainda não estava seca quando tirei a foto mas garanto que secou e ficou durinha.

Miminhos

Bem estou mesmo a ficar mimada com tantos miminhos e estes dois vieram da mesma pessoa, a Peppermint. Muito obrigada e vou fazer por merecê-los.



1-Exibir a imagem do selo
2- Postar o link do blog de quem recebi o selo
3- Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo
4- Avisar as escolhidas.
Para mim todas as mulheres que aqui circulam são bem resolvidas, com amor pela vida, muita força e com muito amor e amizade para distribuir por quem merece, por isso este selo é para todas vós.
O mesmo para o Blog maneiro que eu já visitei um monte deles e todos eles são maneiros de uma maneira ou de outra.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bolo de mousse de chocolate e leite de côco

Esta receita é retirada do blog da Luisa Alexandra. É feita com a Bimby mas penso que tambem dê para fazer sem, basta converter.
Ingredientes: 1/2 Chávena de Chocolate em Pó
1 Lata de Leite Condensado
200 ml. de Leite de Côco
1 pacote de Natas (200 ml.)
3 Ovos
Preparação:No copo da bimby coloca-se a borboleta e juntam-se os ovos.Programa-se 3 min., vel. 4, temp. 37º.
Depois mais 3 min., vel. 4 (sem temperatura).
Adicione o leite condensado, as natas, o leite de côco e o chocolate em pó.Programe 1 min., vel. 4.
Unte uma forma de silicone com azeite ou óleo e deite o preparado.Leve ao microondas inicialmente por 10 minutos na potência máxima e depois mais 6 minutos na potência média alta. Deixe arrefecer, desenforme .

sábado, 31 de janeiro de 2009

Sobremesa de pudim flan

Ora aqui está uma coisinha deliciosa e tãããããõooo fácil de fazer!

Precisamos de um pudim flan (seja do chinês, do Lidl, etc. a marca não importa.) feito como diz na caixa. Por cima do pudim põ-se bolacha maria molhada em café. Quando tudo arrefecer, um pacote de natas batidas com 2 colheres sopa de açucar. Enfeita-se a gosto. Estas bolinhas de chocolate são muito engraçadas e dão um ar diferente a sobremesa, para não ser sempre o chocolate granulado.

Alguns dos meus cozinhados

Estes são algumas das minhas "proezas" gastronómicas. Agora não vou por as receitas mas se alguem estiver interessado que me diga...

um bolinho para o dia da mãe. foi tudo feito desde o bolo aos profiteroles

Aniversário da mamã : bolinho gostoso

semifrio decorado com chantilly e frutas: sobremesa para a passagem do ano

bolinho de amêndoa e gila. Aniversário de 25 anos casamento do meu padrinho (um miminho para eles)

Dia da criança. O meu pequeno ficou radiante.

Sobremesa de gelatinas e natas para o aniversário do maridão. Ele adora esta.